Enquanto a Bolsa Brasileira segue fechada pelo feriado de CARNAVAL, Wall Street operou normalmente nessa Segunda-Feira (12/02/24)

Por lá, as ADRs (recibos de ações) brasileiras negociadas nas Bolsas dos Estados Unidos tiveram um pregão positivo.

O índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, com as 20 principais companhias brasileiras, subiu 0,82%.

Já o EWZ, principal ETF (fundo de índice) que replica ações brasileiras ganhou 0,94%

As ADRs de Petrobrás e Vale, por sua vez, se valorizaram 0,49% e 1,21%, respectivamente.

Depois de subir a uma nova pontuação recorde durante o pregão, o índice S&P 500, perdeu força pela tarde e fechou em leve queda de 0,09%. Na sexta (9) o índice americano bateu a marca histórica de 5.000 pontos.

O Dow Jones, por sua vez, subiu 0,33%, enquanto o Nasdaq cedeu 0,30%. O índice de tecnologia também chegou a superar brevemente seu recorde de fechamento em novembro de 2021 durante a sessão.

Investidores operam com uma expectativa positiva para o CPI (índice de preços ao consumidor) de janeiro, que será divulgado na terça-feira (13).

O dado pode influenciar as apostas sobre o possível momento de um corte nas taxas pelo FED ( banco central dos EUA).

Espera-se que a inflação geral ao consumidor desacelere de 3,4% para 2,9%, na base anual e de 0,3% para 0,2% na mensal.

Com a alta dos preços perdendo força, o FED ganha margem para começar a reduzir a sua taxa básica de juros, hoje na faia de 5,25% a 5,50%, o maior patamar desde 2001.

Atualmente o mercado está dividido sobre quando os cortes começariam. Metade apostam em Maio e a outra em Junho.

Juros mais baios tendem a favorecer o mercado de renda variável, deixando empresa menos endividadas e mais propensas a investir, já que reduzem o custo de capital. Eles também deixam a renda fia menos atrativa, levando o fluxo de investidores para ativos mais arriscados.

Outro fator que impulsiona as ações americanas é pela boa temporada de balanços, turbinados pela febre em torno da Inteligência Artificial.